quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Já Caiu, Já Caiu! O Decreto Já Caiu!

Não sou atriz, mas para mim e todos que se interessarem um pouquinho sequer sobre Arte, deveriam conhecer o que significa a lei de fomento para artistas  "não midiatizados" e trabalhadores (nada contra os atores novelísticos  globais, record e band. Já tive muita coisa contra, mas sei que também é um ótimo ganha pão para quem consegue ter o padrão da mídia ou ser filho de um ator lá dentro) . Lei esta que tem sido descaradamente descumbrida pelo secretário da cultura Augusto Calil.

Leem isto (foi melhor reportagem que eu encontrei apesar do tom agressivo) : http://www.pstu.org.br/editorias_materia.asp?id=3314&ida=4


Houve no dia 4 de novembro às 13h30min uma convocação urgente para assembleia geral na Câmara Municipal de São Paulo, vai haver uma outra dia 11 e se eu não me engano no mesmo horário e local.Nessa última assemebleia, eu estive lá - e já consciente das dificuldades que um artista cênico sofre nesse país , - fiquei ainda mais abismada por saber dessa atitude arbitrária de suprimir essa lei que ofecere oportunidades para artistas pagarem as contas dignamente com arte e trabalho. Esses artistas não estão fazendo baderna, são trabalhadores exigindo que os seus direitos sejam cumpridos como previsto em lei.


- A plenária decidiu oficialmente o Manifesto que será publicado semana que vem (ainda não sei onde,  depois coloco mais informações ) . E também foi decidido uma passeata que vai começar na secretaria da cultura e terminar na Câmara Municipal.

Escrevi esse aviso rapidamente, mas prometo checar melhor as informações e dizê-las com mais segurança. Só queria enfatizar o meu apoio a essa mobilização e que se por acaso ouvirem comentários maldosos desse grupo de pessoas que lutam pelos seus direitores de trabalhadores. Fique registrado que é mentira! Essa lei tinha que ser ampliada e melhorada; depois de quase oito anos na coloboração de permanência dos grupos que trabalham com teatro de pesquisa; na possibilidade de comunidades que até então nunca teriam perspectivas de assistir a espetáculos de dança e teatro; atualmente elas conseguirem entrar em contato com esse universo estimulando a imaginação, a crítica e a interação social. Esse decreto feito por Kaassab e a sua turminha descaraterizou a lei, prejudicando fazedores da arte.

2 comentários:

  1. Legisladores agindo CONTRA a lei, descaradamente... É, espero que o Brasil supere esse paleolítico politiqueiro.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos nesse pais de omissões. E se ninguém tem a cara e a coragem de botar a boca no mundo, dedurar esses cretinos, continuamos na mesma.
    Uma boa alerta para os artistas.

    Beijos.

    ResponderExcluir